Home / Eventos / 40ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia teve início nesta sexta (2)

40ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia teve início nesta sexta (2)

Abertura oficial da tradicional festa da colônia japonesa contou com a presença do Cônsul-Geral do Japão em São Paulo; evento segue até dia 25

Começou nesta sexta-feira (2) a 40ª edição da Festa de Flores e Morangos de Atibaia, tradicional festividade da colônia japonesa realizada pela Associação Hortolândia com apoio da Prefeitura. Depois de ser cancelada em 2020 e 2021 devido à pandemia de Covid-19, a festa mais famosa da cidade retornou com tudo em 2022, reunindo cultura japonesa, boa gastronomia e deslumbrantes arranjos florais que são verdadeiras obras de arte.

A cerimônia de abertura oficializou com grande pompa o início da festa, que além de comemorar 40 anos em 2022, também celebra o título de Capital Nacional do Morango concedido à Atibaia. Com a presença do Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, do prefeito de Atibaia, Emil Ono, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Atibaia, Tamy Ono, e do vice-prefeito, Fabiano de Lima, a abertura oficial da festa representou um novo marco na história da cidade, simbolizando o atual bom momento vivido pela cidade e renovando o sentimento de esperança em relação ao futuro.

Também participaram da cerimônia a secretária nacional de Assistência Social, Maria Yvelonia dos Santos Barbosa, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturrro, o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, presidentes e representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), Conselho da Associação Hortolândia de Atibaia, Associação Fukushima Kenjin de Atibaia, Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Atibaia (ACENBRA), Associação dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais de Atibaia – Pró-Flor, Associação dos Produtores de Morango, Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região, Sindicato Rural, além de vereadores, apoiadores, patrocinadores, secretários municipais e outras autoridades.

Com diversas variedades de morango nas barracas dos produtores e mais de 6 mil itens entre flores, plantas, vasos, insumos e outros produtos para jardinagem na feira da Pró-Flor, a festa não só possibilita aos visitantes comprar mercadorias de qualidade diretamente do produtor, mas também oferece uma infinidade de atrações para toda a família.

Além de toda a estrutura preparada para receber as mais de cem mil pessoas que o evento costuma receber todos os anos, como áreas de descanso e central de atendimento a guias de turismo e motoristas de ônibus, os visitantes ainda podem desfrutar as atrações do próprio parque, como a paisagem de cartão-postal às margens do lago, passeios de pedalinho e playground para as crianças.

Mas não para por aí, ainda tem as variadas atrações culturais que se apresentam no palco principal, a variedade de produtos do mini shopping, as lembrancinhas de Atibaia no Salão do Artesão, o mural instagramável de flores para guardar uma bonita recordação da festa e o Pavilhão de Exposições, um espetáculo à parte que, além do mural fotográfico retratando um pouco desses mais de 40 anos de história, traz cenários e paisagens de Atibaia e do Japão, incluindo os tradicionais templos orientais conhecidos como pagode e as bonecas japonesas com kimonos confeccionadas de flores, chamadas de Kiku-ningyo.

A 40ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia acontece no Parque Edmundo Zanoni (Av. Horácio Netto, 1030 – Loanda), entre os dias 2 e 25 de setembro, às sextas-feiras, sábados e domingos, das 9h às 18h, com edições extras no feriado de 7 de setembro (quarta-feira) e no dia 8 (quinta). Mais informações podem ser obtidas no site da festa: https://floresemorangos.com.br/ .

 

About redação

Check Also

Atibaia 359 anos: “Os Paralamas do Sucesso” é a segunda atração confirmada pela Prefeitura

Show gratuito da consagrada banda de rock nacional acontece em 24 de junho, dia do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *