Home / Eventos / Jornada Literária 2022 promove atividades especiais para alunos e profissionais da educação municipal de Atibaia

Jornada Literária 2022 promove atividades especiais para alunos e profissionais da educação municipal de Atibaia

A programação começa nesta segunda-feira, 3 de outubro, e segue até dia 31, com atividades educacionais espalhadas por vários pontos da cidade

Vem aí a Jornada Literária 2022! De 3 a 31 de outubro, a Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Educação, promoverá mais uma edição da Jornada Literária, evento com programação especial voltada aos estudantes e profissionais da Rede Municipal de Ensino. O projeto tem como objetivo principal desenvolver habilidades de leitura e escrita das crianças a partir de atividades realizadas pelos professores e alunos no ambiente escolar.

Destinada aos alunos da Pré-escola, Ensino Fundamental, Creches e EJAI, bem como profissionais da área de Educação, a Jornada Literária busca envolver toda a comunidade na sua realização, que volta a ser presencial depois de dois anos de atividades on-line. A edição 2022 será realizada no Cine Itá Cultural e nas Creches Municipais e Comunitárias.

As crianças receberão livros dos autores utilizados durante as atividades/vivências, além de diversos títulos de literatura para intensificar o aprendizado e ter seu próprio acervo literário. Além da escolha de livros, todos os alunos participam de uma peça de teatral e encontro com os autores de literatura infantil. Nas creches, os bebês e crianças pequenas recebem uma oficina cênica, atendendo às especificidades dessa fase tão importante para o desenvolvimento.

Participam da Jornada Literária 2022 os autores: Alessandra Roscoe (creche e pré-escola), Marília Pirillo (1º ano), Tino Freitas (2º ano), Jonas Ribeiro (3º ano), Leo Cunha (4º ano), Eraldo Miranda (5º ano) e Jonas Ribeiro (EJAI – Educação de Jovens, Adultos e Idosos).

A iniciativa integra o Projeto Ler e Escrever: Fonte do Saber, validado no ano de 2016 como política pública em Atibaia por sua relevância para a cidade ao incentivar a leitura em todos os segmentos da Educação Básica.

Recentemente, Atibaia foi destaque na Educação e obteve nota 6,8 nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) na avaliação do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica referente ao ano de 2021. Conquistas como essa evidenciam a contribuição do projeto para a evolução da aprendizagem dos estudantes em suas práticas de leitura e escrita.

Jornada Literária 2022 – Programação:
Contação de Histórias:
03/10 a 07/10 – Pré-escola – Cine Itá Cultural
10/10 a 25/10 – Ensino Fundamental e EJAI – Cine Itá Cultural
10/10 a 31/10 – Creches Municipais e Comunitárias – Unidades Escolares

18/10 – Terça-feira
Palestra com o professor e mestre em psicologia educacional e do desenvolvimento humano, Leo Fraiman, às 18h15, no Cine Itá Cultural (Rua Visconde do Rio Branco, nº 51 – Centro). A palestra será virtualmente transmitida no canal da Prefeitura da Estância de Atibaia no YouTube ( https://www.youtube.com/c/Prefeitura )

22/10 – Sábado
Apresentação de teatro no Cine Itá Cultural, às 15h (evento aberto ao público)

25/10 – Terça-feira
Apresentação destinada aos alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e aos profissionais da educação, no Cine Ita Cultural, às 19h

 

About redação

Check Also

Atibaia 359 anos: “Os Paralamas do Sucesso” é a segunda atração confirmada pela Prefeitura

Show gratuito da consagrada banda de rock nacional acontece em 24 de junho, dia do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *