Home / Esportes / Prefeitura realiza “1ª Caminhada Rosa e Azul” em prevenção ao câncer de mama e de próstata

Prefeitura realiza “1ª Caminhada Rosa e Azul” em prevenção ao câncer de mama e de próstata

Evento acontece em 6 de novembro, com saída do Complexo Esportivo José Aparecido Ferreira Franco, no Atibaia Jardim

As caminhadas a favor da saúde são formas de estimular a atividade física e sensibilizar a população sobre ações importantes de conscientização, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Pensando no bem-estar da população e buscando ampliar a divulgação de informações confiáveis, as secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde e Esportes e Lazer realizam a “Caminhada Rosa e Azul”, em prol da prevenção do câncer de mama e de próstata. A ação acontecerá no dia 6 de novembro (domingo), com saída prevista para as 8h, do Complexo Esportivo José Aparecido Ferreira Franco, no Atibaia Jardim.

No local haverá um ônibus da Secretaria de Saúde adaptado para a realização de exames de papanicolau, além de tendas com medição de pressão, testes de HIV e sífilis. Em parceria com a instituição de ensino UNIFAAT, o evento também oferecerá atividades gratuitas de fisioterapia.

A Caminhada Rosa e Azul é uma realização da Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio das secretarias de Esportes e Lazer, Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social, em parceira com as instituições de ensino UNIFAAT e IVENS.

Outubro Rosa e Novembro Azul
Criado no início dos anos 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, o Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização sobre o controle do câncer de mama. Resultado de um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam descontroladamente, formando um tumor maligno, o câncer de mama é o mais frequente nas mulheres brasileiras. A caminhada busca sensibilizar para a importância do diagnóstico e tratamento precoces, fatores que aumentam consideravelmente as chances de cura.

Movimento internacional criado para a conscientização do câncer de próstata, o Novembro Azul procura alertar os homens para a importância do diagnóstico precoce. Surgido em 2003, o movimento em prol da saúde masculina escolheu esse mês por causa do dia 17 de novembro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

 

About redação

Check Also

Piscina do Elefantão receberá centenas de alunos aos sábados para aulas de natação e hidroginástica

Com um cronograma cuidadosamente planejado, as atividades visam atender à grande procura pelas modalidades esportivas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *