Home / Cultura / 13ª Copa das Fanfarras Mirins de Atibaia reuniu cerca de mil alunos após dois anos sem apresentações presenciais

13ª Copa das Fanfarras Mirins de Atibaia reuniu cerca de mil alunos após dois anos sem apresentações presenciais

Aproximadamente mil estudantes de 17 escolas municipais de Ensino Fundamental participaram do evento realizado pela Prefeitura no domingo, dia 20

A Avenida da Saudade, no Centro de Atibaia, esteve mais colorida e festiva na manhã do último domingo (20) com a realização da Copa das Fanfarras Mirins, a Copinha, que voltou a acontecer presencialmente após dois anos de aulas on-line do Projeto “Educando com Música e Cidadania” em virtude da pandemia da Covid-19. A Prefeitura da Estância de Atibaia promoveu a 13ª edição da Copinha em uma estrutura preparada em frente ao prédio do Executivo, com aproximadamente cinco mil pessoas presentes. Neste ano, cerca de mil estudantes de 17 fanfarras mirins da Rede Municipal participaram do evento, uma iniciativa do “Educando com Música e Cidadania”, projeto mantido pela Administração Municipal e que em 2022 comemora 20 anos.

Durante a Copinha, em um espetáculo repleto de cores, sons, danças e coreografias, os alunos apresentaram todo o trabalho desenvolvido nas aulas do projeto ao longo do ano. Cada uma das 17 fanfarras mirins realizou sua apresentação na Avenida da Saudade sem fins competitivos, reproduzindo e reforçando as vivências e os aprendizados, portanto todas as escolas participantes foram premiadas com troféus. E o público presente, de aproximadamente cinco mil pessoas, preencheu toda a arquibancada para prestigiar o trabalho das fanfarras mirins.

Ao final do evento, a Fanfarra Municipal de Atibaia (FAMA) realizou uma apresentação especial encerrando a edição de 2022. Participaram do evento o prefeito da Estância de Atibaia, Emil Ono; o vice-prefeito Prof. Fabiano de Lima; as secretárias de Educação, Eliane Doratiotto Endsfeldz, e de Cultura, Maria da Glória Diniz; o Secretário de Serviços, José Pedro Lessi; além dos vereadores Paulo Ferraz Alvim Muhlfarth (Pi do Judô), Sidnei Luciano Gonçalves e Ademilson Militão.

Educando com Música e Cidadania
Em 2022 o projeto completa 20 anos de contribuição ao município. Coordenado pela Secretaria de Cultura e contando com a parceria da Secretaria de Educação, o “Educando com Música e Cidadania” é uma iniciativa da Prefeitura que atende estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino com o objetivo de desenvolver habilidades de dança e práticas com a música voltadas para a Fanfarra – cuja apresentação na Copinha deste ano celebrou justamente os 20 anos do projeto.

Crianças a partir de 6 anos de idade interessadas em participar do “Educando com Música e Cidadania”, na área de dança ou de música, podem visitar a sede da FAMA ou entrar em contato pelo telefone (11) 4411-1741 para mais informações. No mês de janeiro o projeto entra em férias, sem atividades na sede.

Vale lembrar que, além das fanfarras mirins e da FAMA, o projeto ainda conta com duas orquestras, compostas por uma turma iniciante e outra mais avançada, além de cursos de coral, danças, cordas e madeiras, todos realizados na sede da própria FAMA.

 

About redação

Check Also

Projeto de construção do Centro de Treinamento de Taiko de Atibaia é apresentado ao Ministério da Cultura

Deputado Federal Saulo Pedroso participou de reunião com Ministra Margareth Menezes, na sede do Ministério …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *