Home / Cultura / 3ª Mostra Atibaia no Foco acontece no Cine Itá Cultural neste sábado (28)

3ª Mostra Atibaia no Foco acontece no Cine Itá Cultural neste sábado (28)

Seleção conta com filmes que usaram a cidade como cenário, participação do ICine – Fórum de Cinema do Interior Paulista e workshop de direção de arte

Neste sábado (28), no Cine Itá Cultural, acontece a 3ª Mostra Atibaia no Foco, evento que promete movimentar a cena audiovisual da região com uma seleção da sétima arte produzida no interior paulista. A mostra, voltada a filmes que usaram Atibaia como cenário, ampliou o foco nesta terceira edição, trazendo também produções audiovisuais de outras cidades do interior, além de debates com produtores e realizadores e um workshop de direção de arte.

Uma realização do Núcleo Audiovisual de Atibaia e PachaManas Cultura, com apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura da Estância de Atibaia, a 3ª Mostra Atibaia no Foco contará com a participação do ICine – Fórum de Cinema do Interior Paulista, entidade de organização e fomento da atividade cinematográfica no interior de São Paulo que busca não só descentralizar e dar protagonismo ao audiovisual paulista, mas também contribuir para a formação de uma identidade cultural regional.

Investindo em novas possibilidades estéticas e temáticas, a mostra aposta no potencial do audiovisual e da economia criativa como forma de estimular uma nova vocação econômica regional, reunindo produtores, cineastas e exibidores para discutir temas fundamentais como leis de incentivo à Cultura, especialmente Aldir Blanc e Paulo Gustavo, e a importância de uma Film Comission.

O workhop com a diretora de arte Mariana Atauri abre a programação do evento, que é totalmente gratuito e acontece das 10h às 23h no Cine Itá Cultural: Rua Visconde do Rio Branco, nº 51, Centro. Os organizadores informam que não é necessário efetuar inscrição prévia para participar.

Programação 3ª Mostra Atibaia no Foco

10h – 12h
Workshop – Direção de Arte com a diretora de arte Mariana Atauri
A oficina vai apresentar os principais conceitos da direção de arte a partir de uma abordagem teórico-prática, transitando por estudos de caso, práticas de produção e análise de trechos de filmes.

13h – 15h
Workshop – Direção de Arte com a diretora de arte Mariana Atauri
Abordará a importância da pesquisa e das referências visuais, do contexto histórico, da escolha de locações, da definição de figurinos e dos objetos de cena – incluindo a definição da paleta de cores – para o desenvolvimento da história.

15h15 – 18h
Apresentação do ICine – Fórum de Cinema do Interior e Litoral Paulista (com Diego Costa e Rodrigo Campos)

15h30
Projeção ICine dos filmes:
“A Aventura da Primeira Bicicleta” – 15’ (Brasil- Aguas de Lindóia-SP) – Carlos Henrique da Costa – Mostra Festival de Vitória – ES
“Lugar de Ladson” – 21’ de Rogerio Borges (Brasil-Rio Claro -SP)

Debate regional com leitura da carta de princípios do ICine e debate sobre as leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo com os realizadores Carlos Henrique da Costa e Rogerio Borges, e também com Cintia Marilia Bertini, Alexandre Cruz e Hiro Ishikawa, do ICine.

19h – 21h
3ª Mostra Atibaia no Foco – Filmes que usaram Atibaia como cenário
● “Rã”, de Ana Flavia Cavalcanti e Julia Zakia – 15’ – 2019
● “Lado a Lado”, de Gleison Mota – 18’30’ – 2022
● “Amei te Ver”, de Ricardo Garcia – 20’ – 2022
● “Strippers”, de Juliano Luccas – 15’ – 2022

Logo após, sessão debate sobre a importância da Film Commission em Atibaia com realizadores, convidados do ICine – Rodrigo Campos, Rogerio Borges, Diego Costa, Flavia Amaral Rezende (Compocat), Charles Geraldi (produtor) e Katia Ludemann, curadora da mostra – Núcleo Audiovisual de Atibaia.

 

About redação

Check Also

Projeto de construção do Centro de Treinamento de Taiko de Atibaia é apresentado ao Ministério da Cultura

Deputado Federal Saulo Pedroso participou de reunião com Ministra Margareth Menezes, na sede do Ministério …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *