Home / Política / Projeto de lei que dispõe sobre prevenção de suicídio entre jovens é aprovado na Câmara

Projeto de lei que dispõe sobre prevenção de suicídio entre jovens é aprovado na Câmara

Vereador Julio Mendes é o autor da iniciativa

A Câmara aprovou na sessão desta terça-feira (7) o projeto de lei do vereador Julio Mendes que institui o Dia de Prevenção ao Suicídio de Adolescentes através da Prática de Esportes em Atibaia, a ser celebrado anualmente em dia l0 de setembro (Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio).

Segundo o projeto, caberá ao Executivo a organização do programa de atividades, em colaboração com entidades conveniadas e/ou ligadas à área esportiva do município.

No Brasil, a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, foi iniciada há cinco anos. Dados de entidades como a Associação Brasileira de Psiquiatria e a Organização Pan-Americana de Saúde, coletados pelo gabinete do vereador Julio Mendes, indicam o registro de cerca de 12 mil suicídios anuais no país, principalmente entre os mais jovens. É uma das três principais causas de mortes entre indivíduos com idades de 15 a 29 anos.

Nesse segmento jovem da população, cerca de 96,8% dos casos estão relacionados a problemas mentais como depressão, transtorno bipolar e abuso de drogas. Outros fatores são desemprego, sentimento de vergonha, bullying e desilusões amorosas.

  A prevenção do suicídio não deve se limitar à rede municipal de saúde, mas também incluir medidas em diversos âmbitos da sociedade. “Pesquisadores comprovaram que a prática de exercícios físicos é aliada poderosa e inversamente proporcional aos relatos de tristeza e desejo de se matar entre os adolescentes. Os exercícios físicos ajudam na redução da incidência de suicídio por liberarem substâncias relacionadas ao bem-estar e que ajudam na melhora do humor, na autoestima e na redução da ansiedade e insônia. Obrigado aos demais vereadores pela aprovação do projeto”, afirmou Mendes.

About redação

Check Also

“PSDB é a sigla que mais cresce em Atibaia e está preparado para as eleições”, diz Pugliesi

“O PSDB é a sigla que mais cresce em Atibaia. Nosso grupo tem história, tem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *