Home / Cultura / Documentário sobre os cinemas de rua de Atibaia estreia no próximo dia 23

Documentário sobre os cinemas de rua de Atibaia estreia no próximo dia 23

Exibição de Cinema da Nossa Gente acontece no Cine Itá Cultural, paralelamente à Mostra Unicamp, com filmes produzidos no curso de Midialogia da universidade

No dia 23 de setembro, às 18h, estreia no Cine Itá Cultural o documentário Cinema da Nossa Gente, que conta a história dos antigos cinemas de rua de Atibaia. Com entrevistas de Tizuka Yamasaki, Beto Tricoli, Breno Ruiz, Maurício e Marcelo Zanoni, o filme será exibido juntamente à Mostra Unicamp, com filmes produzidos no curso de Midialogia da Universidade Estadual de Campinas.

Graduada em Comunicação Social, habilitação em Midialogia, pela Unicamp, a diretora e produtora do documentário, Luisa Petrucci, nasceu e cresceu em Atibaia. Por meio da história dos antigos cinemas da cidade – narrativa que inclui o próprio local de estreia do documentário, o Cine Itá, a diretora resgata a memória dos cinemas de rua do interior, tradição que viveu seu apogeu na década de 70, sofreu com grandes transformações na indústria cinematográfica e, recentemente, vem sendo retomada e valorizada como espaço coletivo de resistência cultural, convivência e cinefilia.

Paralelamente à estreia, acontece a Mostra Unicamp, que reúne oito filmes produzidos em 2022 por alunos das disciplinas de Projeto de Cinema I e II, ministradas pelo professor Dr. Noel dos Santos Carvalho. Aliando teoria e prática, as produções refletem não só o aprendizado dos alunos sobre as etapas de realização audiovisual, mas também apresentam suas visões originais sobre temas da atualidade, sob diferentes abordagens e perspectivas de gênero.

Antes de virem para Atibaia, os filmes foram apresentados no Museu da Imagem e Som, em junho. Além de compartilhar com a população uma parte do trabalho que é feito no curso de Midialogia e no Instituto de Artes da Unicamp, o evento constitui uma importante etapa na distribuição desse tipo de produção, comumente também levada para festivais de cinema em todo o país, com possibilidade de exibição em canais de TV e outras mídias do audiovisual brasileiro.

Realizada com apoio da Prefeitura de Atibaia, a iniciativa, segundo os organizadores, pretende provocar um debate sobre as relações entre cultura e cinema, uma vez que a produção de um filme mobiliza muitas pessoas, com trabalhos diversos e de diferentes áreas, permitindo um intercâmbio entre artes cênicas, música, artes visuais.

 

About redação

Check Also

Atibaia abre inscrições para programação artística do Festival Literário 2024

Edital lançado pela Prefeitura selecionará 18 propostas, divididas em cinco segmentos; inscrições vão até 2 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *