Home / Saúde / Prefeitura de Atibaia ressalta a importância do cuidado com a saúde mental

Prefeitura de Atibaia ressalta a importância do cuidado com a saúde mental

Setembro Amarelo vai muito além de um mês de conscientização: é um compromisso contínuo

O mês de setembro é internacionalmente reconhecido como “Setembro Amarelo”, um período dedicado à conscientização e prevenção do suicídio. Em Atibaia, a cidade não apenas abraça essa importante campanha, mas também toma medidas concretas para melhorar a saúde mental da população.

A Prefeitura de Atibaia demonstra seu compromisso por meio do contínuo aumento dos investimentos na área. Este movimento reflete a visão moderna da Administração Municipal, que enxerga a saúde mental como parte importante do cuidado integral em saúde pública.

Este é mais um passo significativo na busca por uma cidade mais acolhedora e inclusiva, oferecendo apoio àqueles que precisam e lembrando que um simples gesto, um olhar e uma conversa podem fazer toda a diferença na vida de alguém que enfrenta desafios emocionais. O “Setembro Amarelo” é um lembrete, mas Atibaia é um exemplo de cuidado constante com a saúde mental da população.

Equipamentos

A cidade conta com equipamentos voltados para o cuidado da saúde mental dos munícipes: o CAPS II Adulto, voltado para as pessoas com grandes prejuízos na funcionalidade e/ou na vida familiar ou social; o CAPS AD (Álcool e Drogas) e o CAPS Infantojuvenil, que são serviços totalmente gratuitos, com equipe multiprofissional para atender munícipes de Atibaia. Além de trazer benefícios diretos aos pacientes, esses serviços também oferecem suporte às famílias, garantindo uma rede de acolhimento integral.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são fundamentais para o tratamento de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas. Eles funcionam em regime de porta aberta, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento para ser acolhido no serviço. Seu modelo de atendimento foca no tratamento intensivo, semi-intensivo e não intensivo, de acordo com as necessidades individuais de cada paciente pactuadas em seu Projeto Terapêutico Singular. O cuidado se dá por meio de atendimentos individuais, em grupo e oficinas terapêuticas, compartilhado com os postos de saúde, CRAS/CREAS, escolas e outros equipamentos da rede intersetorial.

É importante ressaltar a diferença entre o atendimento nos CAPS e os serviços de urgência e emergência. Os pacientes que necessitam de contenção, medicação emergencial ou internação, como nos casos de surto psicótico ou quando há risco de vida para eles ou outras pessoas, devem ser encaminhados aos serviços hospitalares.

Dentro da rede de cuidados há o Ambulatório de Saúde Mental e também há ofertas de cuidado em saúde mental nas UBS Alvinópolis, USF Cerejeiras, USF Imperial, UBS Portão, USF Santa Clara e UBS Tanque, pela equipe multiprofissional. Para ter acesso, procure sua unidade básica de saúde de referência para receber mais informações.

Atente-se aos sinais

Erra quem pensa que a depressão é o único fator para o suicídio, pois existem outros transtornos, como bipolaridade, borderline, esquizofrenia, transtorno pelo uso de substâncias, transtorno de estresse pós-traumático ou ansiedade. Outros motivos também podem acelerar o processo, como catástrofes, pandemias, perda de ente querido, bullying, perdas financeiras, acesso a meios letais, relacionamentos, violência, entre outros.

Alguns comportamentos, como isolamento da pessoa, postagens tristes, mensagens de desesperança, sinais de desânimo, falar sobre morte, entre outros, são grandes alertas.

Isolamento – a pessoa pode se isolar sem razão aparente, deixando de atender ligações, responder mensagens e interagir nas redes sociais. Também pode reduzir drasticamente a participação ou deixar de comparecer a todas as atividades sociais, inclusive àquelas que costumavam lhe agradar.

Comentários sobre morte e desesperança – é comum que façam muitos comentários sobre morte e suicídio. Podem falar, escrever ou desenhar manifestações de desesperança, sentimento de culpa, falta de autoestima ou visão pessimista da vida.

Demonstrações – expressões como “Eu só queria dormir e nunca mais acordar”, “Eu quero morrer”, “Vou deixar de ser um peso para vocês”, “Todos vão ser mais felizes sem mim”, “Eu gostaria de não ter acordado hoje” ou “É inútil tentar fazer algo para mudar, eu só quero me matar”, podem ser ditas por uma pessoa com comportamento suicida e não devem ser tratadas como frescura ou apenas desabafo momentâneo. Em muitos casos, são pedidos de ajuda.

Para obter mais informações sobre os serviços oferecidos nos CAPS de Atibaia é possível entrar em contato com a Secretaria de Saúde: Rua Bruno Sargiani, nº 100, Vila Rica, ou pelo telefone (11) 4414-2220.

Campanha “Setembro Amarelo”

Em 2023, o tema da campanha é “Se precisar, peça ajuda! O objetivo da ação é apoiar o movimento mundial de prevenção ao suicídio, que procura conscientizar a população sobre esta realidade e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Identificar sinais de alerta em pessoas que estejam enfrentando crises emocionais e oferecer apoio é o primeiro passo. A campanha também destaca a necessidade de se quebrar o estigma associado à saúde mental, encorajando as pessoas a buscarem ajuda e conversarem abertamente sobre seus sentimentos e pensamentos.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) –

, uma das ONGs mais antigas do país, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (188), e-mail e chat 24 horas todos os dias, além de pessoalmente em horário comercial.

Confira a programação da Secretaria de Saúde de Atibaia durante o “Setembro Amarelo”

Dia 15 de setembro, às 13h

Roda de conversa – “Prevenção ao Suicídio”

Local: USF Cerejeiras

Dia 19 de setembro, às 9h

Roda de conversa – “Qual apoio para saúde mental que os pacientes do município de Atibaia podem encontrar no Sistema de Saúde? Onde encontrar?”

Local: UBS Rosário

Dia 19 de setembro, às 9h

Roda de conversa sobre saúde mental

Local: USF Boa Vista

Dia 22 de setembro, às 13h

Palestra de prevenção ao suicídio

Local: USF São José

Dia 26 de setembro, às 13h

Roda de conversa – “Diga sim à vida”, prevenção ao suicídio e elevação da autoestima

Local: USF Rio Acima

About redação

Check Also

Campanha de Vacinação contra Influenza tem início nesta segunda (25)

Vacina trivalente estará disponível para os grupos prioritários em todas as unidades de saúde com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *