Home / Cidade / Segurança de Atibaia é reforçada com 11 novas viaturas para a Guarda Civil Municipal

Segurança de Atibaia é reforçada com 11 novas viaturas para a Guarda Civil Municipal

Segurança de Atibaia é reforçada com 11 novas viaturas para a Guarda Civil Municipal

Tem frota nova na área! A Prefeitura de Atibaia segue fazendo mais pela segurança da população, agora, com a ampliação e renovação da frota da Secretaria de Segurança Pública e Guarda Civil Municipal – GCM, trazendo onze novas viaturas para o município, sendo dez ativas para operações e patrulhamentos, e uma que ficará como reserva de emergência no Pátio da Guarda.

As novas viaturas são modelos Jeep Renegade e estão sendo equipadas com GPS, rádio, além de já conterem guarda-preso, suporte para arma longa, bem como sistema acústico de sinalização e luminoso, entre outros itens fundamentais para o trabalho desenvolvido na cidade. O objetivo da ampliação é atender a população por meio de mais atendimentos e patrulhamentos, com veículos novos que geram mais praticidade, além de incluir seguro, oferecendo mais conforto e tranquilidade para os guardas realizarem o trabalho.

A renovação e a ampliação da frota são iniciativas mantidas pela Administração Municipal que garantem o melhor atendimento possível. Para o prefeito Emil Ono, “é importante destacar que esta é a maior entrega de frota para a nossa cidade. É o tributo revertido em beneficio da população, na questão de segurança. Fora isso, estamos lançando o concurso para Guarda Municipal, serão 67 vagas, ou seja, o maior concurso de contratação. É a Prefeitura e o meu governo fazendo muito mais por você!”.

Investimento pesado na área

O reforço na frota é empenho da Administração Municipal que tem feito investimentos constantes e expressivos na Segurança Pública do município, levando Atibaia para a lista das dez cidades com menos de 200 mil habitantes mais seguras do Estado de São Paulo, segundo o anuário 2023 das Cidades Mais Seguras do Brasil. A conquista dos novos veículos coroam o trabalho árduo que a Guarda já vem desenvolvendo na cidade, com o aumento do patrulhamento pelo município e, depois de sete anos, a volta da ronda escolar, buscando proteger as crianças e o ambiente nas escolas, de forma segura e acolhedora.

No quesito tecnologia aliada à Segurança Pública, Atibaia é referência com o Centro de Operações de Inteligência (COI), operado pela GCM em tempo real e composto por mais de 450 equipamentos de captura – desde placas de veículos até imagens – somando os pontos de coleta da Muralha Digital, as câmeras do sistema de monitoramento nas vias da cidade e os totens de segurança em pontos estratégicos do município, como escolas, praças e vias principais. E, nos próximos meses, o número total deve chegar a 1.400 equipamentos, graças a um importante investimento que será realizado na área.

De 2021 até o momento, a Prefeitura ampliou a Muralha Digital em 230%, aumentando de 25 para 83 os pontos de coleta de dados nos acessos da cidade, em um total de 170 estruturas dessa natureza. A Muralha Digital é capaz de identificar placas de veículos e gerar alertas automáticos, colaborando na prevenção e na identificação de crimes e sendo fundamental na agilidade e na precisão de várias ocorrências ao indicar a presença de um veículo que já foi utilizado para a prática de delitos em Atibaia ou outras cidades interligadas ao sistema.

É importante destacar que o sistema de monitoramento nas vias da cidade recebeu investimento da Prefeitura, para uma ampliação de 500%, saltando de 50 para 300 câmeras instaladas pelo município, ampliando os recursos à disposição das forças de segurança para que Atibaia seja cada vez mais vigiada e segura.

 

About redação

Check Also

Câmara divulga gabarito final do Concurso Público

Também foi divulgado resultado provisório das Provas Objetivas para todos os cargos e Prático-Profissional para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *