Home / Polícia / Ação heroica da Equipe ROMUCAM salva bebê em Atibaia

Ação heroica da Equipe ROMUCAM salva bebê em Atibaia

Na noite do último sábado, 16, a Equipe de Rondas Ostensivas Municipais (ROMU), parte integrante da Guarda Civil Municipal de Atibaia, enfrentou uma situação de alto risco e tensão no bairro Alvinópolis. Durante o patrulhamento preventivo na região, os guardas foram surpreendidos por um pedido de socorro. Duas mulheres em estado de desespero abordaram a equipe, implorando ajuda para socorrer um bebê que estava engasgado em uma residência.

Os GCM’s Barbosa e Nascimento, adentraram o local indicado e se depararam com uma cena desoladora: um bebê inconsciente, com sinais de cianose nos lábios, indicando falta de oxigenação. Com rapidez e destreza, os profissionais executaram os procedimentos de primeiros socorros, aplicando as manobras de Heimlich, conseguindo liberar as vias aéreas do bebê.

Apesar do sucesso inicial em salvar a criança, o bebê, identificado posteriormente como Zoe, ainda apresentava dificuldades para respirar. Reconhecendo a gravidade do quadro, a equipe tomou uma decisão crítica: transportar imediatamente a criança ao pronto-socorro da Santa Casa. Em uma ação ágil e inusitada, os GCMs transportaram os dois guardas e o bebê em uma única motocicleta, numa corrida contra o tempo para salvar a vida da pequena.

No trajeto até o hospital, a situação se agravou com um novo desmaio da criança, tornando ainda mais urgente a intervenção médica. Ao chegarem à Santa Casa, a equipe médica atuou prontamente, realizando procedimentos de ressuscitação. Felizmente, Zoe foi estabilizada e permaneceu em observação, aguardando exames adicionais para determinar a causa do episódio.

Os médicos pediatras da Santa Casa enalteceram as ações decisivas dos guardas municipais, enfatizando que as manobras de salvamento foram cruciais para a sobrevivência de Zoe, que havia bronco aspirado leite. A rápida resposta e o treinamento eficiente da Equipe ROMU foram essenciais para evitar um desfecho trágico, destacando a importância do preparo e prontidão desses valorosos profissionais na proteção e auxílio à comunidade.

 

About redação

Check Also

Homem morre após ser alvejado por diversos tiros dentro de carro em Atibaia

Segundo a Polícia Civil, crime aconteceu na manhã desta quarta-feira (28), no bairro Parque São …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *