Home / Cidade / Tecnologia e Expansão: Central de Monitoramento é ampliada, garantindo ainda mais segurança à Atibaia

Tecnologia e Expansão: Central de Monitoramento é ampliada, garantindo ainda mais segurança à Atibaia

O espaço administra a Muralha Digital e monitora o município em tempo real com mais de 2 mil câmeras; apresentação do novo espaço contou com a presença do Gabinete de Gestão Integrada (GGI)

O Centro de Operações e Inteligência (COI) de Atibaia passou por uma transformação com sua realocação e expansão: a sala está equipada com novos materiais tecnológicos, como computadores e mesa controladora, além do aumento na quantidade de servidores (de seis para dez posições de trabalho) e de telas (de seis para doze, cada uma com dois gerenciadores). Essas mudanças visam aprimorar a eficiência e a capacidade do ambiente de trabalho, preparando-o para respostas rápidas e promovendo mais segurança na cidade, por meio do monitoramento.

Central de Monitoramento

As câmeras são interligadas ao sistema de monitoramento do COI, que também atende a Muralha Digital de Atibaia, forte aliado das forças de segurança pública para identificação e prisão de criminosos na cidade e região, sendo capaz de demonstrar, em segundos, centenas de informações referentes aos veículos na cidade, apenas pela identificação da placa.

Os guardas municipais operam todo o sistema, em uma única sala, agora ampliada. Qualquer ocorrência que tenha eles usam o sistema, além do cadastro de veículos furtados e o acompanhamento de passagens, para ofertar apoio à Polícia Civil em registros de boletim com as imagens. O objetivo é garantir a segurança da população, inibir a criminalidade e ajudar na resolução de crimes que venham acontecer.

Câmeras de Monitoramento X Muralha Digital

As câmeras de monitoramento do município são espalhadas pela cidade, como escolas, postos de saúde, vias, praças e outros locais públicos, filmando em tempo real tudo o que acontece, sendo interligadas ao COI. Já na Muralha Digital tem equipamentos OCR (leitura de placas de veículos) que são capazes de identificar placas de veículos e gerar alertas automáticos, colaborando na prevenção e na identificação de crimes, além de ser fundamental na agilidade e na precisão de várias ocorrências ao indicar a presença de um veículo que já foi utilizado para a prática de delitos em Atibaia ou outras cidades interligadas ao sistema.

Números

A Muralha Digital desde 2021 teve uma ampliação de 264%, expandindo de 25 para 91 os pontos de coleta de dados nos acessos da cidade. Os números revelam o aumento expressivo durante os últimos anos, com o número de equipamentos na operação da Muralha saltando de 60 para 162 equipamentos em 2022. Já em 2023, a Muralha alcançou 170 equipamentos.

Em relação às câmeras de monitoramento, o aumento foi ainda mais significativo: de 4.060% comparado a 2020. Em 2024 o número de câmeras de monitoramento saltou para 2080, em 2020 eram apenas 50. Como mostra o gráfico acima, durante os últimos quatro anos o investimento em câmeras de monitoramento foi evidente, reforçando a prioridade em segurança pública e o cuidado com a população.

Totens
Entre as câmeras de monitoramentos estão os 26 totens de segurança: são 16 em escolas municipais e 10 em praças e esquinas de avenidas importantes da cidade. Cada totem possui altura entre 3,60 m e 4,40 m, sendo em aço carbono com estrutura única e resistente a atos de vandalismo; sistema de alto-falantes de alta potência e dispositivo luminoso tipo giroflex; botão e sistema de áudio para comunicação da central de monitoramento com o público local; sistema de reprodução de mensagens de áudio pré-gravadas para divulgação de avisos e informes de campanhas educativas e preventivas; sistema de câmeras com visão 360° simultâneo para monitoramento contínuo e gravação das imagens.

Aumento de Guardas Municipais
O investimento em segurança pública não para. O concurso público para a Guarda Civil Municipal (GCM) com 67 novas vagas já passou pela prova objetiva e está em processo de avaliação de aptidão física. Em breve eles irão compor a equipe nas ruas, além de auxiliar na operação do ampliado Centro de Operações e Inteligência de Atibaia.

About redação

Check Also

Santa Casa de Atibaia assina convênio para emissão de registro de nascimento

Funcionário do cartório ficará na maternidade para emissão do documento, de forma gratuita, dando mais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *