Home / Variedades / Atibaia realiza Caminhada da Inclusão do TEA e Simpósio do Autismo

Atibaia realiza Caminhada da Inclusão do TEA e Simpósio do Autismo

Caminhada acontece neste sábado (6) e Simpósio no dia 13, em eventos que buscam conscientizar as pessoas sobre o autismo

No Abril Azul, mês de Conscientização sobre o Autismo, Atibaia reforça seu apoio à causa com dois eventos nos próximos dias: a Caminhada da Inclusão do TEA (Transtorno do Espectro Autista), no próximo sábado, 6 de abril, e o Simpósio do Autismo, no dia 13, ambos com apoio da Prefeitura e organização do grupo TEA Atibaia.

Tarde de conscientização e diversão
A concentração da caminhada será na praça da escola José Alvim (Praça Guilherme Gonçalves), no Centro, às 15h30, para uma tarde de conscientização e diversão, com brinquedos e outras atrações de lazer e delícias como pipoca, picolé e algodão-doce. O grupo TEA Atibaia, destinado a autistas, pessoas com deficiência, famílias e apoiadores da causa na cidade e região, busca mostrar resistência e promover a inclusão.

Inscrições para o Simpósio do Autismo
No evento da caminhada será possível realizar inscrições presenciais para o Simpósio do Autismo, previsto para acontecer no dia 13 de abril, às 13h, no Cine Itá Cultural (Rua Visconde do Rio Branco, nº 51, Centro), que contará com a presença de especialistas em Direito, Neuropediatria e Educação Física para falar sobre o tema, além do presidente da Associação Nacional para Inclusão de Pessoas Autistas, Guilherme de Almeida.

Abril Azul
O Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA.

Algumas características, como dificuldades na interação social, dificuldades em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, prejuízo no desenvolvimento motor e comportamentos repetitivos ou metódicos, podem identificar a presença do TEA. O autismo é classificado em níveis de suporte, ou seja, pelo quanto a pessoa precisará de auxílio de terceiros. Esse diagnóstico detalhado será dado por um profissional da saúde.

 

About redação

Check Also

MM Extintores referência na cidade de Atibaia e região comemora 22 anos

O privilégio de comemorar 22 anos de uma empresa é coisa para poucos. Não se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *