Call center fiscal tanto contacta contribuintes inadimplentes quanto recebe ligações, orientando e facilitando a regularização de débitos municipais
Com o objetivo de facilitar a regularização de débitos municipais, a Secretaria de Planejamento e Finanças da Prefeitura da Estância de Atibaia implantou uma central telefônica exclusiva para negociação de dívidas. O novo serviço de call center fiscal já está operando e atua tanto de forma ativa, contactando contribuintes inadimplentes, quanto de forma receptiva, com atendimento pelo telefone (11) 3777-2953. A central de atendimento e cobrança, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, também recebe solicitações por e-mail: suporte.prefeituraatibaia@paterno.com.br .
A nova central busca facilitar e tornar mais ágil o processo de negociação, orientando o contribuinte sobre as opções de pagamento e parcelamento previstas no Código Tributário Municipal de acordo com o tipo de débito, seja tributário ou não tributário, inscrito ou não em dívida ativa, protestado em cartório ou em cobrança judicial. A operacionalização do serviço, que também inclui a emissão e envio de boletos para pagamento e a atualização dos dados cadastrais do contribuinte, está a cargo da Paterno Assessoria Ltda., empresa especializada contratada pela Prefeitura para dar suporte ao Departamento de Arrecadação e Dívida Ativa.
E não são só os devedores que se beneficiam com o novo serviço. Ao otimizar a cobrança, a implantação da central de negociação também possibilita ao município realizar uma gestão mais eficiente da dívida ativa, recuperando créditos e aumentando a arrecadação. Reduzir o estoque da dívida, transformando-a em recursos para a cidade, além de cumprir com o exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, também atende às recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).