Home / Educação / Reformas em 16 escolas e creches de Atibaia foram concluídas

Reformas em 16 escolas e creches de Atibaia foram concluídas

A Prefeitura da Estância de Atibaia concluiu uma série de intervenções e melhorias em unidades escolares em diversas regiões da cidade. O Poder Executivo mantém um contrato (Ata de Registro de Preços) para manutenção de prédios públicos que contemplou a reforma e reparação de 16 unidades do município, entre escolas e creches. Nesta primeira etapa do contrato, o investimento total foi de R$ 2 milhões e, segundo a Secretaria de Educação, na próxima fase haverá novos investimentos, estimados em mais de R$ 1 milhão, para complementação dos serviços em algumas unidades e novas reformas em outras.

De acordo com a Secretaria de Obras Públicas receberam intervenções: a EM Prof. Waldemar Bastos Bühler; o Centro Integrado de Educação Municipal – CIEM; o Centro de Formação de Professores e o Centro de Atendimento e Apoio ao Desenvolvimento Educacional – CAADE (ambos no complexo do CIEM); a EM Profª Maria de Paula Posso; a Creche Aracy Salles Pereira; a EM Therezinha Sirera; a EM Prof. Francisco da Silveira Bueno; a EM Profª Walda Paolinetti Lozasso; a EM Profª. Maria José Cintra dos Santos; a EM Educador Paulo Freire; a EM Prefeito Gilberto Sant’Anna; a EM Profª. Serafina de Luca Cherfen; a CEI Judith Graciano; a Creche Diretora Zilda Aparecida Silveira; e a Creche Mãe Natureza, unidades I e II.

A secretária de Educação, Márcia Bernardes, salienta que a Prefeitura promove um monitoramento constante das unidades, verificando as condições de cada local e levantando todas as demandas para indicação à Secretaria de Obras Públicas. “A manutenção periódica das escolas e creches garante benefícios para todos que frequentam as unidades: estudantes, profissionais e comunidade. São intervenções que influenciam positivamente na qualidade do ensino no município e visam garantir que toda a estrutura da rede municipal seja revitalizada e aprimorada”, ressalta.

Algumas unidades contaram com intervenções amplas, como pintura externa e interna, troca de piso e reparos em telhados e coberturas, como por exemplo das quadras, casos das escolas Waldemar B. Bühler, Maria J. C. dos Santos, Paulo Freire e Gilberto Sant’Anna, e da piscina interna do CIEM. Já outras unidades receberam serviços como revisão de elétrica e hidráulica, esquadrias, fechamento, itens de acessibilidade e segurança, entre inúmeros outros.

A previsão é de que na próxima fase do contrato a Prefeitura emita novas solicitações, com novos investimentos, para intervenções como: reforma geral da quadra da EM Educador Paulo Freire; pintura da diretoria e da secretaria, revisão hidráulica, na EM Maria de Paula Posso; reforma do telhado e pintura na EM Prof.ª Maria Helena Faria Ferraz; reforma dos toldos, calçamentos e muro da EM Prof. Waldemar Bastos Buhler; reforma da quadra da EM Prof.ª Maria José Cintra dos Santos; serviços de pintura, elétrica, piso e hidráulica na EM Walda Paolinetti Lozasso; pintura e manutenção da Creche Aparecida Pinheiro Maturana; e revisão elétrica na EM Estudante Nelson José Pedroso; entre outros.

O contrato para manutenção de prédios públicos foi firmado em 2017 – em setembro, com validade de 12 meses – e faz parte de um novo modelo para a execução de reformas adotado pela Prefeitura, com contratações periódicas de prestação de serviços gerais de manutenção preventiva, corretiva, reparações, adaptações e modificações em prédios próprios, locados e/ou conveniados, com fornecimento de materiais e mão de obra especializada. No período entre 2015 e 2016, durante a vigência do primeiro contrato, 30 unidades escolares já haviam sido reformadas pela Prefeitura.

About redação

Check Also

Alunos da rede municipal medalhistas em olimpíadas de matemática recebem premiação da Prefeitura de Atibaia

87 estudantes de cinco escolas municipais de Ensino Fundamental receberam premiação em evento nesta quinta-feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *