Home / Educação / Prefeitura de Atibaia apresenta à população avaliação bianual do Plano Municipal de Educação

Prefeitura de Atibaia apresenta à população avaliação bianual do Plano Municipal de Educação

Na próxima quarta-feira (28) a Prefeitura da Estância de Atibaia promove no Centro Integrado de Educação Municipal – Ciem (Rua da Imprensa, nº 165, Jardim III Centenário), a partir das 18h30, mais uma edição do “Encontro Aprender Mais”, iniciativa de formação continuada para educadores da rede municipal de ensino realizada bimestralmente pela Secretaria de Educação. Desta vez, o tema do encontro, aberto à comunidade escolar – gestores, professores e funcionários – e à população, será a apresentação da avaliação bianual do Plano Municipal de Educação (PME).

Segundo a Secretaria de Educação, o PME foi elaborado em consonância com o Plano Estadual de Educação (PEE) e o Plano Nacional de Educação (PNE) após levantamento do plano anteriormente vigente na cidade, análise das metas que haviam sido propostas no município e estudo do diagnóstico da Educação em Atibaia. A partir desses dados, foram estipuladas novas metas a serem cumpridas no ensino municipal em um prazo de 10 anos, de 2015 a 2025 (período do atual PME de Atibaia).

O PME 2015/2025 foi implantado pela Prefeitura por meio da Lei nº 4.381/15, de 4 de novembro de 2015. Suas diretrizes são: erradicação do analfabetismo; universalização do atendimento escolar; superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação; melhoria da qualidade da educação; formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamentam a sociedade; promoção do princípio da gestão democrática da educação pública; promoção científica, cultural, tecnológica e dos direitos humanos do município; estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação pública como proporção do orçamento municipal, que assegure atendimento às necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade; valorização dos(as) profissionais da educação; e promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.

No momento da implantação do PME 2015/2025, a Prefeitura formou uma comissão para o seu monitoramento e a verificação das metas e prazos a serem cumpridos em Atibaia. A comissão conta com representantes de todos os segmentos da Educação: diretores, coordenadores, professores, funcionários, pais de alunos, alunos, sociedade civil e o Conselho Municipal de Educação. Os encontros tiveram início no final de 2015 e acontecem periodicamente, com participação ativa e efetiva dos membros. Com o término do primeiro biênio do PME 2015/2025 em novembro de 2017, a Prefeitura realiza, agora, a primeira avaliação do plano em atendimento à legislação que o define.

“Encontro Aprender Mais”

O Aprender Mais é um programa de formação continuada da Secretaria de Educação de Atibaia. Voltado aos profissionais da rede municipal de ensino, ele tem como objetivo oferecer palestras a toda a comunidade escolar com temas pertinentes e atuais para o desenvolvimento da Educação no município, além de incentivar o aperfeiçoamento profissional e promover a troca de experiências na área. O encontro é bimestral e, em 2018, as edições estão previstas para os meses de março, maio e agosto.

About redação

Check Also

Alunos da rede municipal medalhistas em olimpíadas de matemática recebem premiação da Prefeitura de Atibaia

87 estudantes de cinco escolas municipais de Ensino Fundamental receberam premiação em evento nesta quinta-feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *