Home / Colunistas / VALIDADE DE ALGUNS OBJETOS

VALIDADE DE ALGUNS OBJETOS

Dificilmente será possível ter uma casa estéril, ou seja, totalmente livre de germes. Mas é possível mantê-la higiênica e livre de alguns germes que poderiam implicar em infecções, doenças ou mesmo contaminação dos alimentos. É imprescindível respeitar a vida útil dos objetos, já que todos possuem um prazo de validade.Dificilmente será possível ter uma casa estéril, ou seja, totalmente livre de germes. Mas é possível mantê-la higiênica e livre de alguns germes que poderiam implicar em infecções, doenças ou mesmo contaminação dos alimentos. É imprescindível respeitar a vida útil dos objetos, já que todos possuem um prazo de validade. Mesmo bem conservados, os materiais devem ser trocados, pois você não pode ver as bactérias, os vírus, os fungos e os ácaros, mas com certeza eles estão presentes. Alguns objetos costumam ter alterações com o seu prazo vencido, como por exemplo, nossa escova de dente.
Vida útil de alguns objetos de nosso dia a dia:
– Travesseiro: trocar a cada dois anos. Manter envolvido por protetores impermeáveis de algodão. O travesseiro possui uma grande quantidade de ácaros vivos, mortos e fezes dos ácaros, que podem causar problemas alérgicos como rinite e asma.

– Colchão: o colchão de espuma deve ser trocado a cada três anos e o de mola entre sete e dez anos, dependendo do fabricante. Eles também precisam ser protegidos por protetores impermeáveis de algodão.

– Escova de dente: os adultos precisam substituir a escova a cada dois ou três meses e as crianças todos os meses, pois elas mordem as cerdas e estas perdem sua função de limpeza.

– Esponja de banho: é preferível não usar a esponja. Mas se for sua opção, trocar todos os meses e utilizar uma por pessoa. Manter sempre seca e em lugares arejados.

– Paninho de pia: sempre que estiver molhado ele deve ser lavado e colocado para secar. A durabilidade depende da qualidade, mas deve ser trocado quando começar a soltar fiapos.

– Esponja de lavar louça: quando for comprar, de preferência por uma que tenha íons de prata na sua composição, pois elas se autodesinfetam. A validade normalmente é de uma semana.

– Pano de chão: devem ser lavados e desinfetados após cada uso. E precisam ser trocados quando começar a soltar fiapos.

– Escova de cabelo: deve ser lavada. Uma sugestão é que a cabeça do objeto seja mergulhada em água morna com shampoo por 15 minutos, depois colocada em água corrente fria ou morna para enxagua-la. Não é recomendado utilizar detergente, vinagre ou álcool para limpar sua escova. Após a limpeza é necessário esperar secar por completo para poder guarda-la. A durabilidade depende muito do tipo, fabricante, forma de uso e manutenção.

– Tábua de cortar carne: não usar de madeira. As de plástico devem ser lavadas após o uso e desinfetadas com vinagre puro, ou com bicarbonato de sódio, ou ainda com limão. Trocar sempre que apresentar muitos riscos e modificação da coloração. As de vidro devem ser substituídas quando estiverem trincadas ou quebradas.

– Roupas íntimas (calcinha, cueca): é claro que depende muito da forma de utilização, manutenção, lavagem, cuidados, temperatura e frequência de uso. Uma boa peça íntima costuma durar aproximadamente um ano, quando os elásticos tendem a lacear. Jamais pendurar no banheiro para secar, afinal não há ventilação suficiente e a alta umidade colabora para a proliferação de fungos. A proximidade com o vaso sanitário também é um risco, pois aumenta o contato com as bactérias.

Maria Júlia Sieburth
Biomédica – CRBM 32331
Especialista em Biologia Molecular, Imagenologia e Patologia Clínica
mjsieburth@gmail.com

 

About redação

Check Also

A saúde geral e bucal da mulher

A saúde geral e bucal da mulher Há uma relação entre minha saúde bucal e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *