Home / Educação / Lançada a pedra fundamental da Creche do Alvinópolis

Lançada a pedra fundamental da Creche do Alvinópolis

Para garantir ainda mais educação para todos, o prefeito de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, lançou na manhã desta quarta-feira, dia 13 de junho, a Pedra Fundamental para a construção de mais uma creche no município, no bairro Alvinópolis. A nova unidade será fruto da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo. Esta é apenas a primeira das cinco obras de construção e ampliação de escolas e creches programadas no calendário “Atibaia Mais Futuro Para Todos”, que garantirão mais de 1.150 vagas na Rede Municipal de Ensino.

A creche do Alvinópolis ficará na Rua José Benedito Trofino, ao lado da EE Maria Cecília Teixeira Pinto, em terreno de 4 mil metros quadrados doado pela Prefeitura. Com um investimento de R$ 2.045.808,60, feito pelo Estado, o projeto prevê dois berçários, seis salas de atividades e uma sala de uso múltiplo, além dos ambientes administrativos e de apoio, refeitório, cozinha e solário, de acordo com projeto definido pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). A nova unidade atenderá a 250 crianças, de 0 a 5 anos de idade, e terá uma área de 813m².

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação de Atibaia, atualmente a Rede Municipal de Ensino atende a 14.785 alunos (exceto CAADE e EJA) em 65 creches e escolas. São 1.499 alunos em 13 creches municipais e 987 matriculados em 14 creches comunitárias, e 12.299 crianças em 38 escolas municipais de ensino infantil e ensino fundamental. O calendário “Atibaia, Mais Futuro Para Todos” ainda prevê importantes investimentos voltados para a Educação: a exemplo da reforma e ampliação da Escola Rita Lourdes, no Sul Brasil, e o início da construção do Ciem 2, no Jardim Imperial.

Todo o trabalho realizado na área de educação em Atibaia garante que a cidade seja a 20ª colocada no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), que mede a qualidade das oportunidades na educação básica; tenha nota “A – Altamente Efetiva”, a mais alta na avaliação, no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), uma ferramenta do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo que avalia a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas pelos gestores municipais; e nota 7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a maior da história da cidade e uma meta projetada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) para 2021.

Estiveram presentes na solenidade, além do prefeito, o vice-prefeito Emil Ono, a presidente da Câmara Municipal, Roberta Barsotti, a secretária da Educação, Márcia Bernardes, os vereadores Michel Carneiro, Fabiano de Lima e Zé Machado, os secretários Ricardo Pissulin (Obras Públicas) e Lincoln Xavier (Comunicação), os coordenadores especiais Marcos Moura (Idoso), Luiz Toricelli (Relações Institucionais), Marcos Melo (Ouvidoria), Viviane Cocco (Planejamento Estratégico) e Georgina Piniano (Mulher).

 

About redação

Check Also

Alunos da rede municipal medalhistas em olimpíadas de matemática recebem premiação da Prefeitura de Atibaia

87 estudantes de cinco escolas municipais de Ensino Fundamental receberam premiação em evento nesta quinta-feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *