Home / Colunistas / FEBRE MACULOSA BRASILEIRA

FEBRE MACULOSA BRASILEIRA

A Febre Maculosa é uma doença transmitida por picadas de carrapatos e faz parte do grupo de doenças chamado riquetsioses, A região sudeste tem sido uma das mais afetadas no Brasil, sendo no Estado de São Paulo as regiões das cidades de Campinas e Piracicaba as áreas com maior número de notificações e, sendo assim é importante manter o sinal de alerta ligado e se prevenir contra a doença.

O carrapato estrela (Amblyomma cajannense) pode parasitar o homem e quando infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii pode transmitir a doença. A infecção geralmente ocorre quando o carrapato permanece aderido a pessoa por um período de no mínimo 4 a 6 horas. A doença não é transmitida de pessoa para pessoa.

Alguns animais como: cavalo, cachorro, capivara, gambá e outros, servem de hospedeiros para os carrapatos e podem estar envolvidos com a doença, principalmente quando convivem próximos ao homem.

Depois de 2 a 14 dias após o contato com o carrapato ou áreas infestadas os sintomas podem ser febre alta, dor de cabeça e muscular, calafrios e podem aparecer pontinhos avermelhados na palma da mão e sola do pé.

Como medidas de prevenção recomenda-se: ter em mente quais são as áreas de risco para presença de carrapatos (beira de rios, lagos, locais com presença de capivaras), evitar caminhar, sentar, deitar em áreas conhecidamente infestadas por carrapato e, em caso de visita a uma dessas áreas vistoriar o corpo minuciosamente a procura de carrapatos, prestando atenção as formas mais jovens (micuim).

Em caso de parasitismo pelo carrapato devemos tomar certos cuidados como: não espremê-lo com as unhas, não encostar fósforos, cigarros ou agulhas no carrapato, retirá-lo com leves torções através de uma pinça até se desprender da pele.

A Febre Maculosa Brasileira se destaca como a mais severa doença causada por carrapatos, não há vacinas e a maneira mais eficaz de se manter longe da doença é prevenindo picadas de carrapatos nos seres humanos e nos animais de estimação, além de controlar a proliferação destes insetos nos quintais e entornos das casas.

Esta doença pode ser tratada e levada à cura com antibiótico, principalmente se detectada precocemente. Em caso de febre com erupções na pele e sintomas gripais, deve-se procurar um serviço de saúde para avaliação, sempre lembrando que existem outras doenças causadas por riquetisias que são menos graves que a Febre Maculosa, entretanto, por ser difícil distingui-las especialmente durante os estágios iniciais, é sempre importante informar ao médico se houve contato com carrapato ou se esteve em lugares onde frequentemente estes são encontrados.

Carlos Garcia Louzada  

                  Méd. Veterinário                      

Secretaria Municipal de Saúde

 

About redação

Check Also

A saúde geral e bucal da mulher

A saúde geral e bucal da mulher Há uma relação entre minha saúde bucal e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *