Home / Colunistas / ESPIRRO

ESPIRRO

O espirro tem como objetivo eliminar qualquer partícula estranha e irritante, e até mesmo microorganismos, das vias aéreas. Portanto, o espirro é um importante mecanismo de defesa do nosso corpo.

Como é um mecanismo involuntário, nós não temos o controle sobre ele e por mais que você queira prender o ar para não fazer barulho, nem sempre é possível.

O nervo trigêmeo (nervo craniano responsável por transmitir mensagens da face para o cérebro) identifica a irritação e avisa o cérebro, que faz com que os músculos das costas e do abdômen se contraiam, provocando a saída do ar.

lgumas pessoas também sentem vontade de espirrar quando olham para a luz ou quando o sol bate no rosto. Isso porque o nervo óptico, responsável por mandar o sinal para fechar os olhos, também fica perto do trigêmeo, que entende como uma irritação na região nasal.

Tentar parar um espirro não é uma boa idéia, por causa da pressão que esse ato pode causar internamente. A velocidade de um espirro pode alcançar em média 160 km/h.

Um estudo publicado em 2013 pela revista PLOS, mostrou que um espirro pode impulsionar o ar para fora do canal nasal a cerca de 4,5 metros por segundo, além de liberar em torno de 40.000 gotículas de saliva. Quando existe um bloqueio, como fechar o nariz com os dedos, esse ar pode voltar e causar danos no diafragma, romper um vaso sanguíneo na córnea, romper o tímpano e causar surdez e tontura. Durante a tosse podem ser liberados no ar cerca de 3.000 partículas de saliva, com uma média de 22,3 metros por segundo.

O espirro não é sinal de doença, é uma defesa do organismo para eliminar “invasores” das nossas vias aéreas, porém pode ser um fator de transmissão de doenças, justamente por carregar microorganismos na secreção expelida.

Normalmente, os vírus e bactérias usam as partículas lançadas através do espirro para se depositarem tanto no ar quanto em várias superfícies. Assim, os microorganismos infecciosos podem contaminar aqueles que respirarem esse ar ou tocarem nas superfícies alcançadas. O ideal é sempre colocar a mão na frente quando for espirrar, para evitar que as partículas infectadas possam se espalhar.

Maria Júlia Sieburth
Biomédica – CRBM 32331
Especialista em Biologia Molecular, Imagenologia e Patologia Clínica
Docente em cursos Técnicos de Análises Clínicas, Estética, Química e Radiologia
mjsieburth@gmail.com

 

About redação

Check Also

A saúde geral e bucal da mulher

A saúde geral e bucal da mulher Há uma relação entre minha saúde bucal e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *