Home / Colunistas / Pincéis de maquiagens e seus microrganismos

Pincéis de maquiagens e seus microrganismos

Os pincéis e esponjas utilizados para se maquiar e até as maquiagens, podem esconder microrganismos que causam doenças, por exemplo, gripe, micose e herpes labial. Por isso, é importante realizar a correta higienização dos produtos, além de respeitar suas datas de validade.

Para quem utiliza muito os pincéis e as esponjinhas, normalmente os maquiadores, é ideal realizar uma limpeza semanal. Já para quem utiliza de forma moderada, pode realizar a higienização de 15 a 20 dias.

Para não estragar os pincéis é importante separá-los antes da lavagem em cerdas sintéticas e naturais. As cerdas sintéticas são mais duras e firmes, além de serem mais lisas. Já as cerdas naturais, são mais macias e maleáveis, pois são feitas de pelos de animais. É importante ainda não molhar os cabos dos pincéis, já que muitas vezes são feitos de madeira e com o tempo podem estragar.

A maneira correta para a higienização é molhar as cerdas com água corrente, esfregar o pincel em um sabonete bactericida ou pingar algumas gotas nas cerdas (caso seja sabonete líquido) e esfregar cuidadosamente realizando movimentos circulares. Feito isso, é necessário enxaguar as cerdas e repetir o processo até que não haja mais restos de maquiagem. Existe a venda nos comércios um acessório de silicone que é apropriado para as higienizações dos pincéis.

O processo de limpeza é quase igual para os pincéis com cerdas naturais, o que irá mudar é que após enxaguar e não verificar mais restos de maquiagem, deve-se colocar um pouco de condicionador nas cerdas (por terem a estrutura de cutículas igual um fio de cabelo, isso irá garantir que as cerdas naturais não estraguem), e repetir o procedimento.

Existe a possibilidade de utilizar sabonetes neutros para a lavagem, porém somente os bactericidas que agem contra as bactérias, os demais apenas retiram as impurezas. Caso a maquiagem seja a prova d’agua será mais difícil realizar a remoção, pode-se usar demaquilante bifásico antes e depois realizar o procedimento de lavagem com o sabonete.

A secagem deve ser realizada de maneira natural, sem o uso de secador ou do sol, justamente para não ressecar as cerdas e nem a madeira. Pode-se colocar os pincéis para escorrer e secar sobre toalhas, sempre inclinados para a água escorrer para as cerdas e nunca para o cabo. Aguardar a secagem completa para o próximo uso. Jamais guardar pincéis úmidos em gavetas ou em bancadas de banheiros, a chance de proliferação, principalmente de fungos, é grande!

No caso das esponjinhas de maquiagens é necessário realizar os mesmos procedimentos.

Retirar o acúmulo de produto para usar outra cor durante a maquiagem não substitui a higienização correta e nem previne o pincel de ser um transmissor de bactérias. A “limpadinha” com demaquilante não substitui a lavagem! Importante ainda ressaltar que os pincéis, esponjinhas, rímel e maquiagens no geral são de uso único e nunca devem ser compartilhados, já que podem ser focos de contaminações.

Maria Júlia Sieburth
Biomédica – CRBM 32331
Especialista em Biologia Molecular, Imagenologia com ênfase em Tomografia Computadorizada e Patologia Clínica
Docente em cursos Técnicos de Análises Clínicas, Estética, Química e Radiologia
mjsieburth@gmail.com

 

About redação

Check Also

A saúde geral e bucal da mulher

A saúde geral e bucal da mulher Há uma relação entre minha saúde bucal e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *