Home / Polícia / Prefeitura alerta para que casos de violência doméstica sejam denunciados

Prefeitura alerta para que casos de violência doméstica sejam denunciados

Prefeitura alerta para que casos de violência doméstica sejam denunciados

Risco de violência aumenta em espaços de isolamento e a Rede Atibaia de Proteção à Mulher oferece meios para o enfrentamento destas situações

Das inúmeras implicações a que as pessoas estão sujeitas pela pandemia do Coronavírus, ainda há uma extrema preocupação com outra pandemia, mais silenciosa e com altos níveis de impunidade: a violência doméstica. Em tempos de isolamento social, as desigualdades de gênero se acentuam e o risco de violência aumenta. Neste sentido, a Prefeitura da Estância de Atibaia alerta para casos de violência doméstica sejam denunciados e reforça que a Rede Protetiva existente na cidade conta com diferentes frentes para o combate destas situações.

A Rede Atibaia de Proteção à Mulher realiza visita preventiva a partir de informações recebidas, denúncias e solicitações que noticiam casos de violência doméstica contra a mulher. Realiza o trabalho de orientação para o pedido de medida protetiva àquelas vítimas que ainda não possuem este mecanismo de proteção, além de assistir e acompanhar que já possuem. Ainda, orienta os agressores das consequências jurídicas do descumprimento das medidas protetivas.

Para obter resultados efetivos, a Rede Protetiva conta com apoio e parceria de diferentes órgãos e instituições como Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Polícia Civil, Prefeitura, Ministério Público e Poder Judiciário. O programa é operacionalizado pelas “Patrulhas Maria da Penha”, compostas por dois policiais militares e dois guardas civis, contando, diariamente, pelo menos, com uma profissional de segurança do sexo feminino.

Patrulha Maria da Penha
É um programa direcionado à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher. Busca conferir maior efetividade e celeridade às ações de proteção à mulher. A Rede tem como foco fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas de urgência, a partir de visitas preventivas às vítimas e aos seus agressores.

Sofri violência ou estou em risco, o que devo fazer?
Se a mulher constatar que sofre qualquer um dos tipos de violência doméstica (violência física, psicológica, sexual ou violência patrimonial), tem direito a medida protetiva de urgência e acompanhamento das Patrulhas Maria da Penha, da Rede Atibaia de Proteção à Mulher. A via mais tradicional de solicitação de medida protetiva é por meio da Delegacia de Polícia Civil.

Após o registro de ocorrência ou solicitação de medida protetiva, o Juiz em no máximo 48 horas poderá determinar a proteção da vítima com uma Medida Protetiva de Urgência que será fiscalizada pelas Patrulhas Maria da Penha, em visitas preventivas à vítima e ao agressor.

Como pedir ajuda?
Em situações de violência se deve entrar em contato pelos telefones 190 da Polícia Militar, 153 da Guarda Civil Municipal, 180 da Central de Atendimento à Mulher, ou a vítima comparecer diretamente a Delegacia de Policia Civil para registrar o boletim de ocorrência. Quem presencia casos de violência e agressão também pode denunciar pelos mesmos telefones sem a necessidade de se identificar.

Situações de violência doméstica também podem ser registradas de forma eletrônica, pelo site delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br. Acesse aqui o guia com o passo a passo com orientação para registrar ocorrência de violência doméstica e familiar contra a mulher.

A Rede Protetiva ainda conta com outras frentes de atuação, como o Centro de Referência da Mulher – CRM “Dirce Bellinger”, que dispõe de atendimento psicossocial para as vítimas de violência; o “Espaço Mulher” na Delegacia, uma sala especial instalada na sede da Polícia Civil de Atibaia preparada para o atendimento às vítimas de violência de gênero durante o registro do boletim de ocorrência. O CRM “Dirce Bellingeri” atende de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h, na Rua Albertina Miele Pires, nº 161, Jardim Brasil. O telefone para contato é o (11) 4402-2716.

 

About redação

Check Also

Homem morre após ser alvejado por diversos tiros dentro de carro em Atibaia

Segundo a Polícia Civil, crime aconteceu na manhã desta quarta-feira (28), no bairro Parque São …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *