Home / Eventos / Prefeitura de Atibaia realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental

Prefeitura de Atibaia realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental

Evento acontece no dia 18 de março no Cine Itá e tem o objetivo de discutir e avaliar o acesso à rede de atenção à saúde mental

A Prefeitura de Atibaia e o Conselho Municipal de Saúde realizarão a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento acontece no dia 18 de março, a partir das 8h, no Cine Itá Cultural e terá como tema “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e à garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS”.

Por conta das regras de distanciamento social, as vagas presenciais já foram preenchidas, mas os interessados poderão assistir on-line pelo link youtube.com/PrefeituradaEstanciadeAtibaia. Quem optou pela inscrição e vai assistir presencialmente será necessário apresentar a carteira de vacinação.

O objetivo do evento é reunir os técnicos, gestores e a população para discutir e aprovar propostas que nortearão a Política Municipal de Saúde Mental nos próximos anos, conferindo as ações realizadas até hoje no âmbito da saúde no município, com avaliação da efetividade das propostas aprovadas nas conferências e encontros anteriores, bem como a evolução do acesso à rede de atenção à saúde mental.

A Conferência será composta por delegados sendo que 50% representarão o segmento dos usuários do SUS, e os outros 50% pelos gestores, trabalhadores e prestadores de serviços no município. Serão discutidos também os subtemas: Cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; e Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Para aquecer o evento, os organizadores iniciaram, desde segunda-feira, as pré-conferências nos bairros do Alvinópolis, Portão, Caetetuba, Tanque e Imperial.

A Conferência
A 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental foi convocada através da Resolução 01/2022 do Conselho Municipal de Saúde e Decreto 9.862 de 11 de fevereiro de 2022, com Regimento e Regulamento aprovados e publicados na Imprensa Oficial, a serem referendados na assembleia geral da 1ª Conferência de Saúde Mental.

Na plenária final serão eleitos os delegados que participarão da Etapa Macrorregional – Região de Campinas, que será realizada no dia 19 de abril e III Conferência Estadual de Saúde Mental, com possibilidade de participação da V Conferência Nacional de Saúde Mental em Brasília, com datas a serem informadas em momento oportuno.

Os eleitos para participar da V Conferência Nacional da Saúde deverão participar do encontro pós-conferência que será realizado virtualmente, em 06 de maio de 2022 de 9h às 17h, com participação obrigatória para os delegados.

SERVIÇO
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE MENTAL
Data: 18 de março
Horário: das 8h às 17h
Local: Cine Itá Cultural
End.: Rua Visconde de Rio Branco, 51 – Centro

 

About redação

Check Also

Atibaia 359 anos: “Os Paralamas do Sucesso” é a segunda atração confirmada pela Prefeitura

Show gratuito da consagrada banda de rock nacional acontece em 24 de junho, dia do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *