Home / Educação / Prefeitura de Atibaia promove treinamento de segurança para profissionais da Educação

Prefeitura de Atibaia promove treinamento de segurança para profissionais da Educação

Cerca de 3 mil profissionais estão sendo capacitados para que possam atuar em casos suspeitos ou momentos de risco

A Prefeitura da Estância de Atibaia iniciou um treinamento sobre medidas de segurança destinado aos profissionais da Educação. A iniciativa se deu em decorrência dos ataques ocorridos contra escolas do país recentemente e de mensagens que circulam em redes sociais, nas quais constam supostas ameaças contra instituições educacionais de várias cidades brasileiras. A capacitação de professores, professores coordenadores pedagógicos, diretores e demais servidores contribuirá para que todos estejam mais preparados e possam atuar em casos suspeitos ou momentos de risco.

O treinamento, oferecido pelas forças de segurança, teve início nesta quarta-feira, 12 de abril, contemplando 150 gestores da Rede Municipal de Ensino e Conselho Tutelar, e segue ao longo da semana: na manhã do dia 13, para profissionais da Rede Municipal de Ensino (em três etapas, para cerca de 400 pessoas em cada horário), e no período da tarde para aproximadamente 400 profissionais das escolas particulares e diretores de escolas da Rede Estadual de Ensino. No dia 14 será a vez de mais 1.200 funcionários da Rede Municipal de Ensino. No total, cerca de 3 mil profissionais participam do treinamento.

Além do treinamento, a Prefeitura de Atibaia determinou o aumento das rondas em todas as escolas da cidade e bloqueios nas escolas e arredores, reforçando a segurança com o objetivo de tranquilizar a população e inibir qualquer possível investida contra as escolas do município.

Atibaia já possui um esquema sólido de segurança, com uma série de medidas e investimentos nos últimos anos para proteger a população da cidade, incluindo o aumento do patrulhamento pela Guarda Municipal, ações do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), ampliação de câmeras de monitoramento urbano e implementação da Muralha Digital em mais bairros. A Muralha Digital de Atibaia conta com o COI – Centro de Operações e Inteligência, um sistema de monitoramento capaz de demonstrar, em segundos, centenas de informações referentes aos veículos que circulam pela cidade.

Recentemente, a Prefeitura também colocou em funcionamento 26 totens de segurança espalhados pelo município em locais como escolas, praças e ruas, munidos de câmeras de monitoramento e integração direta com o sistema da Guarda Municipal, com o objetivo de inibir e registrar a ocorrência de delitos, em mais um importante sistema eletrônico para fortalecer a segurança. Atibaia conta, ainda, com aplicativo de segurança com botão de pânico, que é disponibilizado nos celulares de gestores escolares.

 

About redação

Check Also

Alunos da rede municipal medalhistas em olimpíadas de matemática recebem premiação da Prefeitura de Atibaia

87 estudantes de cinco escolas municipais de Ensino Fundamental receberam premiação em evento nesta quinta-feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *