Home / Saúde / Prefeitura de Atibaia faz novo mutirão contra dengue e alerta sobre sintomas

Prefeitura de Atibaia faz novo mutirão contra dengue e alerta sobre sintomas

Próximo mutirão casa a casa acontece neste sábado (17) no Nova Atibaia e Casas Populares; município segue vigilante contra a doença

Neste sábado (17) a Prefeitura de Atibaia realizará mais um mutirão contra a dengue, agora no Nova Atibaia e Casas Populares, visando combater focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Com o aumento dos casos de dengue na cidade, a Secretaria de Saúde de Atibaia alerta para a prevenção e também sobre os sintomas da doença.

Este é o segundo mutirão no mês, após a realização do primeiro no Jardim do Lago, Jardim Paulista e extensões, no dia 3. É fundamental que os moradores liberem a entrada dos agentes de endemias (que estarão uniformizados) em suas residências para vistoriar eventuais focos do mosquito e dar orientações, a fim de que evitem água parada em qualquer recipiente.

Sintomas
É importante ficar atento aos sinais e sintomas da dengue e procurar a unidade de saúde mais próxima se houver suspeita da doença. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

Evite automedicação
A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Em caso de piora no quadro, o paciente deve voltar a procurar um médico. A Secretaria de Saúde orienta a população que, em caso de suspeita da doença, é importante aumentar a hidratação e evitar a automedicação. Medicamentos como Aspirina, AAS e Ibuprofeno não devem ser usados por pacientes que estão com suspeita de dengue ou que foram diagnosticados com a doença.

Denuncie possíveis criadouros
Para denunciar possíveis focos de dengue em Atibaia, a Ouvidoria da Saúde está disponível pelo telefone (11) 4414-3344 (WhatsApp).

Confira as datas e os locais dos mutirões pré-agendados (calendário pode ser alterado dependendo da incidência da doença):
17/02, às 8h – Nova Atibaia e Casas Populares;
24/02, às 8h – Jardim Brogotá e Tanque;
02/03, às 8h – Jardim Morumbi, Terceiro Centenário e Parque dos Coqueiros;
09/03, às 8h – Centro e Parque das Nações.

 

About redação

Check Also

Campanha de Vacinação contra Influenza tem início nesta segunda (25)

Vacina trivalente estará disponível para os grupos prioritários em todas as unidades de saúde com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *