Home / Colunistas / KEFIR

KEFIR

É um probiótico caseiro, sendo um alimento vivo, formado por um conjunto de lactobacilos, fungos e bactérias “do bem” que o tornam importantíssimo.

Ele é benéfico para melhorar a imunidade do organismo, regula a pressão alta, acelera o metabolismo, possui baixo teor calórico, reduz o “mau” colesterol, protege os ossos, regula a flora intestinal, ajudando quem sofre de problemas digestivos, constipação, reduzindo a flatulência e inchaço, entre outros benefícios.

Em sua composição podemos encontrar sais minerais (cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, sódio, cobre, molibdênio, manganês e zinco), vitaminas (A, complexo B, C, D, E, K2) e aminoácidos essenciais (metionina, cisteína, triptofano, fenilalanina, tirosina, leucina, isoleucina, treonina, lisina e valina).

Seus tipos mais comuns são o de leite e o de água, com açúcar mascavo. Ele usa a caseína e a lactose do leite para se alimentar e se proliferar. Pode ser feito com qualquer tipo de leite animal (vaca, cabra ou ovelha) ou com leites vegetais (coco, arroz ou amêndoa) para os mais sensíveis ao efeito da lactose. No caso do kefir de água, ele usa o açúcar do mascavo como fonte de alimento. Se for consumir o kefir de leite, usar leite em temperatura ambiente, e para o kefir de água, usar água filtrada.

Para preservar todas as suas propriedades, deve-se seguir as etapas de fermentação e consumi-lo fresco, quando as bactérias estão vivas. Se for aquecido, ele perde parte de suas funções. Evite manipular os grãos com material de metal, use sempre utensílios de plástico ou madeira.

Pode ser consumido puro ou batido com frutas, além de inclui-lo em diversas receitas, como pão de queijo, pães e sorvetes, por exemplo.

O kefir não é vendido! Por tradição, ele deve ser doado para ser cultivado em casa. E uma vez que são adquiridos uns grãos, pode ficar com eles para sempre. Basta saber cuidar e cultivá-los em algum meio, seja o leite ou a água com açúcar mascavo.

Maria Júlia Sieburth
Biomédica – CRBM 32331
Especialista em Biologia Molecular, Imagenologia e Patologia Clínica
Docente em cursos Técnicos de Análises Clínicas, Estética, Química e Radiologia
mjsieburth@gmail.com

 

 

About redação

Check Also

A saúde geral e bucal da mulher

A saúde geral e bucal da mulher Há uma relação entre minha saúde bucal e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *