Home / Colunistas / SINAIS DE UM AVC

SINAIS DE UM AVC

O Acidente Vascular Cerebral pode ser popularmente conhecido como derrame cerebral.

Acidente quer dizer acontecimento inesperado que, na maioria das vezes, envolve dano e sofrimento. Vascular refere-se a vasos sanguíneos e esse acidente se chama vascular cerebral porque acomete uma das artérias que irrigam o cérebro danificando a área por ela irrigada. Existem dois grandes grupos de acidentes vasculares cerebrais: hemorrágicos e os isquêmicos, que são mais comuns.

No caso do Acidente Vascular Cerebral Isquêmico uma das artérias que levam sangue para o cérebro sofre uma obstrução e o sangue não consegue mais passar, ocorrendo assim à morte das células cerebrais da região que fica sem a irrigação sanguínea. No Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico uma das artérias responsáveis pela irrigação cerebral se rompe, formando um hematoma ou coágulo. A diferença básica entre os dois é que no isquêmico ocorre uma obstrução do fluxo sanguíneo, já no hemorrágico ocorre um rompimento arterial.

Conhecer os sinais de alerta e controlar os fatores de risco são dois pontos fundamentais para diminuir o risco de morte ou as sequelas deixadas pela doença.

Os sintomas aparecem de uma hora para outra e de um lado do corpo apenas, os mais comuns são: boca torta, pálpebra superior pode ficar caída, a pessoa perde a sensibilidade em um dos lados do corpo, dificuldades em falar e entender o que as pessoas falam. Também pode ocorrer perda de força e coordenação motora, formigamento/ dormência sempre no mesmo lado e ainda a perca da memória.

Por ser uma das doenças que mais matam no mundo, o AVC é uma urgência médica e necessita de tratamento imediato, pois quanto antes diagnosticado o que está acontecendo, menos danos o paciente sofrerá.

 

Existe um teste simples chamado “SAMU” composto de quatro processos para identificação da doença:

 

S – peça para a pessoa sorrir. Observe se a boca fica torta;

A – peça um abraço. Repare se a pessoa consegue levantar os braços;

M – peça que ela cante um refrão de música ou fale uma frase simples, por exemplo, o dia está tão bonito hoje. Preste atenção na voz da pessoa se está arrastada ou “embolada”;

U – se identificar um ou mais desses sinais procure ajuda médica com urgência. Quanto antes a pessoa receber ajuda, maiores as chances de recuperação, já que qualquer minuto perdido pode fazer a diferença!

 

Maria Júlia Sieburth

Biomédica – CRBM 32331

Especialista em Biologia Molecular, Imagenologia e Patologia Clínica

mjsieburth@gmail.com

About redação

Check Also

A saúde geral e bucal da mulher

A saúde geral e bucal da mulher Há uma relação entre minha saúde bucal e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *