Home / Colunistas / Feridas na Boca e Infecções

Feridas na Boca e Infecções

Definição
Existem diversos tipos de lesões que podem se desenvolver na boca. Se você tiver uma ferida que não desaparece dentro de 10 dias, mesmo que você não sinta dor, procure o seu dentista, porque pode ser algo mais sério.

Conhecimentos básicos sobre feridas bucais

Sinais e Sintomas
A seguir você pode conferir algumas alterações bucais mais comuns e algumas dicas que podem lhe ajudar

Ardência na boca
A sensação de ardência na boca normalmente causa muita dor na língua, palato, gengiva, dentro das bochechas e área da garganta, podendo durar meses ou até anos.

Candidíase
Conhecida como “sapinho”, é uma infecção causada por fungos que pode ocorrer na boca ou garganta. Os sintomas incluem: manchas brancas, dor de garganta, dificuldade para engolir e rachaduras nos cantos da boca (queilite).

Afta
As aftas aparecem como pequenas lesões de cor branca ou amarela com a borda vermelha, não sendo contagiosa. A afta se manifesta mais frequentemente na boca, língua, áreas internas da bochecha, lábios, gengiva e garganta.

Herpes labial
O herpes labial causa lesões na forma de bolhas ou de crostas e que normalmente aparecem nos lábios, embora possam desenvolver-se embaixo do nariz ou do queixo. Elas são altamente contagiosas e podem estourar, permitindo que os fluidos das bolhas contaminem outras regiões.

Leucoplasia
A leucoplasia é uma lesão branca que normalmente se desenvolve na língua, dentro da bochecha ou no assoalho da boca. A leucoplasia normalmente não é dolorida ou contagiosa.

Sialodenite
É uma inflamação das glândulas salivares causada por uma infecção bacteriana. Devido ao inchaço da área, a deglutição pode ficar dificultada. Caso essa infecção se espalhe, a pessoa pode apresentar febre, calafrios e mal-estar.

Abscesso dentário
O abscesso dentário ocorre quando há uma infecção bacteriana na polpa do dente. Os sintomas de um abscesso dentário incluem forte dor de dente, sensibilidade a bebidas ou alimentos quentes e frios, febre e inchaço dos gânglios linfáticos.

Dr. Sergio Marques
Especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial – Especialista em Ortodontia pela ABCD – Mestre pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina – Pós-graduando em Estética pela New York University – Especialista em Implantodontia pela APCD

(sergiomarques.agenda@gmail.com)

 

About redação

Check Also

A saúde geral e bucal da mulher

A saúde geral e bucal da mulher Há uma relação entre minha saúde bucal e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *