Home / Educação / Prefeitura de Atibaia lança campanha institucional “Educação em Atibaia é nota 10”

Prefeitura de Atibaia lança campanha institucional “Educação em Atibaia é nota 10”

Ação destaca conquistas e realizações na área desde 202

Atibaia é considerada referência quando o assunto é Educação, sobretudo pela qualidade do ensino ofertado pela Prefeitura na cidade. Na terra das flores e Capital Nacional do Morango, o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes também são preocupações constantes do Governo Municipal, que honra o compromisso assumido junto à população de cuidar das pessoas. E a “lição de casa” bem executada tem garantido uma Educação nota 10 para Atibaia, que vem reunindo grandes conquistas e realizações na área desde 2021.

Atibaia no top 10 paulista
Atibaia está entre os dez melhores indicadores de alfabetização no Estado de São Paulo. A classificação foi anunciada pelo Governo Estadual em fevereiro, no lançamento do Programa Alfabetiza Juntos SP. A avaliação analisou o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, para identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização. Em 2023, mais de 500 cidades paulistas participaram do levantamento, incluindo Atibaia.

De Atibaia para o mundo
Atibaia representou o Brasil na Conferência Mundial sobre Cuidados e Educação na Primeira Infância, evento organizado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Uzbequistão, em novembro de 2023.

A exposição “We Are The Children” (Nós Somos As Crianças, traduzido do Inglês), composta por histórias fotográficas produzidas em seis lugares do mundo, teve como objetivo mostrar práticas de sucesso de Atenção e Educação na Primeira Infância, e Atibaia foi selecionada pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil para representar o país, com duas unidades escolares municipais: o Centro de Educação Infantil (CEI) Maria José Borges Russomanno e o CEI Prof.ª Hermínia Salarolli dos Santos Bacci – Mima Bacci.

Educação com inovação e tecnologia
Em abril de 2022 Atibaia deu início a uma inovadora experiência tecnológica que utiliza um novo ambiente de aprendizagem para ampliar o conhecimento, o EduConecte Atibaia, programa que disponibilizou cerca de 10 mil tablets e uma plataforma digital com conteúdos exclusivos a alunos de 1º a 5º ano e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da rede pública municipal.

Além disso, durante a pandemia de Covid-19 a Prefeitura adquiriu e distribuiu 800 notebooks aos educadores da rede municipal; e ainda vem instalando, gradativamente, laboratórios de informática nas escolas municipais de Ensino Fundamental de Atibaia.

Ensino Integral
Até o ano de 2020, a rede municipal contava com seis escolas de Ensino Fundamental em período integral, número que dobrou para 12 escolas neste ano.

Em 2023, a Prefeitura de Atibaia aderiu ao “Escola em Tempo Integral”, programa do Ministério da Educação (MEC), complementando com recursos do município a verba destinada pela União para Atibaia. O status de Atibaia como cidade referência em Educação, inclusive, levou o município a apresentar, após convite do MEC, sua experiência na área durante o Ciclo de Seminários do “Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral”, evento em Diadema/SP, em outubro do ano passado.

Atualmente, a rede de ensino do município soma aproximadamente 16 mil alunos e, do total de 63 unidades escolares, 41 são de tempo integral, com os estudantes permanecendo o dia todo na unidade; 14 têm jornada ampliada (contraturno), com os alunos realizando atividades extracurriculares em alguns dias e períodos da semana; e 8 possuem jornada parcial, com os alunos permanecendo na unidade apenas um período do dia.

Reformas, ampliações e melhorias nas escolas
A Prefeitura vem promovendo em diversas regiões da cidade, desde 2021, obras de ampliação e de reforma em escolas municipais, além de melhorias como coberturas em quadras poliesportivas.

Entre as intervenções estão: revitalização e ampliação da EM Educador Paulo Freire (Usina), entregue em novembro de 2023; cobertura da quadra e ampliação da EM André Franco Montoro (Ponte Alta), entregue em setembro de 2023; cobertura da quadra da EM Prof.ª Rita Lourdes Cardoso de Almeida Alvim (São Roque), entregue em maio de 2023; cobertura da quadra e do acesso à quadra e reforma da EM Nize Paccini (Ribeirão dos Porcos), entregue em março de 2023; cobertura da quadra e reforma da EM Catarina Maria dos Reis (Portão), também entregue em março de 2023; e reforma e ampliação da EM Walda Paolinetti Lozasso (Chácaras Fernão Dias), em andamento.

Construção do CIEM 3
Também em novembro de 2023 a Prefeitura de Atibaia firmou um convênio de R$ 38 milhões para investimento em obras de ampliação e melhoria da infraestrutura educacional do município, entre elas a conclusão do Centro Integrado de Educação Municipal (CIEM) 3, no Caetetuba.

Com área construída de 5.477,35 m², a unidade contará com 20 salas de aula, auditório, salas inclusivas, salas multiúso, quadra poliesportiva coberta e ambientes integrados, além de piscina aquecida por sistema solar e geração de energia fotovoltaica, garantindo sustentabilidade ao projeto.

Com previsão de ser entregue no segundo semestre de 2024, a terceira unidade do CIEM busca atender à demanda por vagas na educação municipal e beneficiará cerca de 500 crianças de uma das regiões mais populosas da cidade, oferecendo educação de qualidade em um ambiente moderno e adequado à aprendizagem.

Investimentos na Educação de Atibaia
Desde 2021, a Prefeitura de Atibaia realizou mais de 60 intervenções nas unidades escolares municipais, entre construção, reforma, manutenção e ampliação. Viabilizadas com recursos próprios, as obras têm buscado revitalizar esses espaços e expandir o número de unidades com ensino em tempo integral na cidade.

About redação

Check Also

Alunos da rede municipal medalhistas em olimpíadas de matemática recebem premiação da Prefeitura de Atibaia

87 estudantes de cinco escolas municipais de Ensino Fundamental receberam premiação em evento nesta quinta-feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *